Reengenharia de processos
INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DE LISBOA
LICENCIATURA EM GESTÃO
GESTÃO ESTRATÉGICA
cRIAÇÃO DE CONHECIMENTO E INOVAÇÃO
NA
LEARNING ORGANIZATION
ANDRÉ FILIPE DOS SANTOS GONÇALVES (2008576)
(Lisboa, Novembro de 2012)
Resumo
A realização deste trabalho visa abordar a importancia que a criação do conhecimento e inovação, têm na competitividade empresarial.
A criação de conhecimento e inovação trata-se de uma vantagem competitiva para as organizações, numa actualidade em constante e rápida mudança. O conhecimento está normalmente associado à aprendizagem, e trata-se do átivo organizacional mais importante para actuar no ambiente competitivo como o principal recurso estratégico. A aprendizagem é um processo de desenvolvimento das capacidades dos indivíduos de uma forma contínua. Da aprendizagem e do conhecimento poderá surgir a tão esperada inovação.
Nos dias que correm as empresas procuram estar na linha da frente, aprendendo e desenvolvendo competências mais rapidamente do que os seus concorrentes. As transformações sociais estão a impor uma constante evolução tecnológica e pedagógica que origina rápidos desajustes e dificuldades de integração, obrigando as pessoas a alterarem comportamentos, posturas e mentalidades. A maioria das instituições privadas e organismos governamentais têm procurado reflectir sobre esta problemática, partindo do princípio que a educação/formação desempenha um papel determinante no actual contexto de modernização permanente e acelerada, devendo ser vista por todos como um instrumento valioso que aumente a plataforma do saber e a satisfação individual. Desta forma, são necessárias metodologias novas, mentalidades abertas e práticas alternativas e inovadoras para ensinar e aprender em contexto das designadas
Learning Organizations.
Nos capítulos que se seguem irei demonstrar de uma forma clara e suscinta as temáticas tratadas.
Palavras-chave: Conhecimento,