Reengenharia de processos
O que é reengenharia de processos? A reengenharia é o ato de repensar e reprojetar os processos de uma empresa para obter melhorias em indicadores críticos de desempenho como custos, qualidade, serviços e agilidade.
É utilizada em uma determinada empresa, para que esta se torne mais competitiva ao mercado, utilizando seus métodos de execução de tarefas, criando novos meios de comercialização para que assim exista uma maior eficiência organizacional e satisfação dos clientes dessas empresas.
Na Reengenharia de Processos, a empresa tem que analisar um método de trabalho observando os resultados desse processo e avaliando o desempenho final, o princípio básico desta gestão, é reinventar.
A reengenharia foi criada pelos americanos Michael Hammer e James Champy, no início da década de 90 e foi utilizada pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alcançarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas ou processos.
Os primeiros exemplos da sua aplicação vieram dos Estados Unidos da América.
A reengenharia de processos tem a focalização no aumento da eficiência dos processos e, na obtenção de benefícios em curto prazo, implica melhorias em três níveis a destacar:
* Redução de custos
* Redução de tempo
* Melhoria da qualidade dos serviços.
Importante destacar que a reengenharia não se preocupa apenas em informatizar os processos já existentes e sim criar novos processos.
A metodologia da implementação de processos de reengenharia pode-se estruturar em quatro fases:
1ª Fase: Preparação: Onde serão listados os processos da empresa e selecionado um ou mais processos a redefinir e mobilizar recursos para o projeto;
2ª Fase: Planejamento: Onde será verificado o tempo necessário, as pessoas, o orçamento (recursos), a estruturação das equipes de trabalho e a distribuição de tarefas;
3ª Fase: Implementação: Onde serão analisados os processos selecionados, onde os