Relatorio
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
2011 – 2015
I – HISTÓRICO
O Movimento República de Emaús é uma associação civil sem fins lucrativos, que atua na Região Amazônica desde 1970, na defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em situação de violação de direitos, particularmente as que se encontram em situação de exploração pelo trabalho, moradia de rua, violência doméstica, abuso e exploração sexual e tráfico.
Possui três grandes frentes de trabalho: a República do Pequeno Vendedor, a Cidade de Emaús e o Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (CEDECA-Emaús) e duas grandes ações voltadas para a sustentabilidade financeira do MRE e que são a Campanha de Emaús e o Programa Sócio Solidário.
Deve contribuir com sua especificidade, num trabalho articulado e complementar de construção da cidadania, onde a luta pelos direitos das crianças e adolescentes e jovens em situação de risco deve estar intimamente vinculada a outras lutas como a de gênero, etnia, educação, saúde, saneamento e habitação, profissionalização e geração de renda, segurança... enfim, de uma luta mais ampla na defesa dos direitos humanos.
Tem como finalidade garantir a participação e a organização de crianças, adolescentes e jovens, através de linhas de atuação como educação não formal, formação profissional e geração de renda, advocacy, proteção jurídico social e mobilização social, além da sustentabilidade institucional visando o fortalecimento dos laços familiares e comunitários e a prática da auto gestão de direitos.
A concepção pedagógica que orienta a prática educativa é fundamentada em referenciais da educação popular, dentro da lógica da inclusão, participação e promoção dos direitos humanos que oportunize a crianças, adolescentes e jovens o conhecimento de sua realidade e a partir daí poder participar de maneira organizada, crítica, construtiva e solidária na mudança desta realidade para uma outra