Reengenharia de Processos
Felipe de Lima Assis Ramos Ferreira
1 - ADS - Tarde
Reengenharia de Processos
Reengenharia é o ato de repensar e reprojetar de forma radical os processos de uma empresa para obter grandes progressos em indicadores críticos de desempenho como custos, qualidade, serviços e agilidade. É um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alcançarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas ou processos.
Michael Martin Hammer (13 Abril 1948 – 3 Setembro 2008) foi o criador da Reengenharia. Em 1990 escreveu um artigo sobre reengenharia para a revista Harvard Business Review. Por volta de 1993 publicou junto com James Champy o livro best-seller internacional Reengineering the Corporation.
Objetivos da Reengenharia
Ajudar a melhorar e controlar as operações da empresa; Minimizar a quantidade de tempo dos processos da empresa; Tornar seus processos mais efetivos e eficientes; Eliminar erros e desperdícios; Reduzir custos;
O redesenho produz eficiência nos processos empresariais, pois a entrega de produtos é feita no menor espaço de tempo possível, os produtos e serviços são otimizados, a satisfação dos clientes, a lucratividade e o faturamento é crescente. A reengenharia vem modificar o perfil do processo empresarial, proporcionando mudanças importantes para a Estrutura Organizacional, os Valores Organizacionais e os Sistemas de Informação. Entretanto, essas mudanças criam resistências aos empregados que já se consolidaram numa forma de trabalho. A partir disso resulta a grande dificuldade para a organização: barrar essas resistências e fazer com que eles entendam os benefícios deste novo sistema.
Como resolver esse problema? O mundo mudou, o mundo das certezas não existe mais! Durante quanto tempo é possível sustentar o mesmo produto, ou o mesmo cliente, ou a mesma tecnologia? Hoje a certeza é a mudança. Uma descoberta