Redescobrindo o velho chico
JUSTIFICATIVA
O projeto de realizar passeios pedagógicos que tenham o rio como principal atrativo, nasce da vontade de dar visibilidade as tradições de um povo, bem como do estudo da necessidade da população atual do Vale do São Francisco ter mais referências históricas do local em que vive, posto que grande parte dos habitantes são imigrantes de outras regiões do Brasil, ou filhos destes.
Outro ponto que se deseja atingir com a realização destes passeios é a reflexão em torno da situação em que se encontra o Rio São Francisco, sua degradação, os trechos assoreados e, principalmente, o processo de transposição do rio que ainda é bastante controverso. É sabido que no conjunto das lendas pode-se encontrar muitas histórias de caráter moral, com relação à preservação da natureza e, sobretudo do rio, por isso elas também não serão esquecidas. Além disso, os passeios serão um importante instrumento de cultura, lazer, pesquisa e reflexão, pois considerando a cultura como parte do processo evolutivo de uma sociedade, o projeto em questão visa além de ser um espaço de lazer, um espaço para reflexão e aquisição de conhecimentos.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Desenvolver e consolidar um novo espaço de aprendizado e lazer para crianças e adolescentes em fase escolar, e também para os visitantes que desejem conhecer de maneira mais aprofundada o principal atrativo da região do Vale do São Francisco, de que maneira contribuiu para a prosperidade da região e suas limitações atuais.
Objetivos Específicos
• Apresentar uma forma de turismo diferenciada e reflexiva;
• Oferecer a população e aos visitantes uma nova opção de lazer;
• Trabalhar em conjunto com as escolas de Petrolina na tentativa de fortalecer a relação dos futuros cidadãos petrolinenses com rio e tudo o que ele representa;
• Proporcionar aos moradores e visitantes em geral um maior contato com identidade cultural local.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA