Bossa nova
Diretora: Tereza P******
Professora: Maria José
Alunos: Alessandro Osório Nº 03 Twitter: @SandrinhoP Alexandro Osório Nº 04 Twitter: @Ninguem
Turma: 102 Turno: Manhã
Data de entrega: 28 de fevereiro de 2012
Introdução:
A música, em geral, é considerada uma forma de arte, sua função primordial. Entretanto pode ser utilizada também com outros fins: educacional, terapêutico, partidário, informativo entre outros; estando presente em diversas esferas da vida em sociedade: religiões, festas, teatro, cinema, bares, jogos, competições etc. Ela pode ser direcionada a um público específico: geográfico, infantil, adolescentes, adultos, idosos, apaixonados, rebeldes e muito mais. Enfim, ao mesmo tempo em que a música pode ser considerada uma manifestação coletiva, ela não deixa de conter um elemento particular, próprio do sujeito que se identifica com tal fenômeno específico e o compartilha com outros semelhantes.
A música, em geral, pode ser dividida em gêneros. Uma das divisões mais frequentes, de acordo com a enciclopédia livre Wikipédia, separa a música em quatro grandes grupos: música erudita, música popular, música folclórica ou tradicional e música religiosa. A definição do gênero de interesse para esse trabalho, a música popular, é de estar associada a movimentos culturais populares, consolidando-se apenas após a urbanização e industrialização da sociedade, apresentando-se atualmente como a música do dia-a-dia, tocada em shows e festas, usada para dança e socialização. Ela segue tendências e modismos, podendo estar associada a finalidades comerciais como também a tendências vanguardistas, incluindo estilos de grande sofisticação.
O estilo escolhido para abordagem nesse trabalho é considerado de grande sofisticação: a Bossa Nova. Sua dimensão é tamanha que influenciou para além da sua época e geração, como também para além do território brasileiro, sendo difundida