Fundamentos e didática das ciências naturais i
Unidade Pedagógica: Araci-Ba
Disciplina: Fundamentos e Didática das Ciências Naturais I
Curso: Pedagogia
Aluno (a)sData:
A palavra evoluir vem do latim evolucione, que significa desenvolvimento progressivo, seja de uma idéia, de um acontecimento, de uma ação, etc. Em biologia, evolução se refere a uma teoria que admite a transformação progressiva das espécies.
Os seres vivos podem se "ajustar" às condições ambientais até certo limite. A teoria da evolução, dado por Darwin, trouxe grandes discussões ao esclarecimento dado por ele, sobre a natureza e o mecanismo de repercussão de material genético, da maneira como informação a teoria da evolução, incorpora a genética onde complementa com informação a teoria da evolução, que incorpora a genética como fonte de pesquisa que fez da informação obtida no campo da biologia molecular.
A evolução biológica pode ser compreendida como um conjunto de transformações que ocorre no decorrer do tempo em uma população. Essas modificações estão intimamente ligadas a estes seres vivos se adaptam ao meio ambiente, ou seja, essas modificações são movidas pela seleção natural. A formação de um cidadão crítico exige sua inserção numa sociedade em que o conhecimento científico e tecnológico é cada vez mais valorizado. Neste contexto, o papel das Ciências Naturais é o de colaborar para a compreensão do mundo e suas transformações, situando o homem como indivíduo participativo e parte integrante do Universo.
Os conceitos e procedimentos desta área contribuem para a ampliação das explicações sobre os fenômenos da natureza, para o entendimento e o questionamento dos diferentes modos de nela intertervir e, ainda, para a compreensão das mais variadas formas de utilizar os recursos naturais.
Neste contexto, para os anos iniciais do ensino fundamental, apresenta um breve histórico das tendências pedagógicas predominantes na área, debate a importância do ensino de Ciências Naturais para a