Bossa Nova
Suzana A. Silva
Professora Sueli
Resumo
Este trabalho apresenta o surgimento e a evolução da Bossa Nova, suas influências, seus principais elementos e integrantes, bem como seu papel na consolidação do estilo. Além disso, esse trabalho apresentará as principais obras e momentos da Bossa Nova.
Palavras chave: Bossa Nova. Música Brasileira.
1. Introdução
O objetivo deste trabalho é descrever a Bossa Nova à turma do Curso Técnico em Eventos do ETEAB. A Bossa Nova é um dos mais importantes estilos musicais no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro e marcou toda uma geração, com influencia até nos dias de hoje. O estilo nasceu na década de 50 como uma adaptação do samba, mas ao longo de suas quase duas décadas de destaque recebeu várias influências da música internacional, como o Jazz . Quanto às letras, estas eram principalmente remetidas às decepções amorosas de seus autores, a juventude universitária carioca da década de 50. Entretanto, em seu desenvolvimento, elementos da poesia contemporânea, trazidos principalmente por Vinícius de Moraes, foram adicionados e o estilo abandonou um pouco seus traços melancólicos e simplificados e ganhou robustez literária e uma diversidade maior de temas, porém sem nunca deixar de exaltar a mulher. Seu auge culminou no Festival da Música Popular Brasileira, que reuniu diversos estilos de música.
“Sobre os tempos da Bossa-Nova em Copacabana
Tempos memoráveis. de uma música que tinha qualidade, de um bairro limpo e organizado, tempos vividos que perpetuarão na história. Na memória ficam Nara Leão, Vinicius, João Gilberto, Tom e Elis, entre outros que escreveram uma bela página da nossa história. O Beco ainda existe, mas os bons tempos infelizmente não voltam mais.”
Sidnei Eclache escritor e colunista do portal Gil Fuentes
2. A Origem
A Bossa Nova teve seu berço no Rio de Janeiro na década de 50. Nesse período o samba era predominante, assim como a música nordestina (o baião, por exemplo, desde a década de