Reegenharia
1 INTRODUÇÃO
Reengenharia é uma reestruturação radical de todos ou de parte dos processos de uma organização, a fim de melhorar a produtividade e o desempenho financeiro. Podendo associá-la a quatro princípios: repensar fundamental, mudança radical, melhoria drástica e aperfeiçoamento de processos.
Como a reengenharia envolve uma mudança radical na maneira como o trabalho sempre foi feito, os administradores desempenham um papel importante no planejamento, organização e liderança de qualquer esforço de reengenharia.
Apresentaremos a seguir o que é a reengenharia, seus tipos e sua metodologia para implantação.
2 O SURGIMENTO DA REENGENHARIA
A reengenharia surgiu, com o advento da microcomputação. Está diretamente relacionada à criação e ao uso de uma nova base tecnológica. Para entendê-la é necessário voltar à década de 80, onde as ofertas de emprego no setor da indústria e de serviços cresciam nos EUA e eram grandes os investimentos das empresas em Tecnologia da Informação, mas sem retornos. Proporcionalmente, o Japão havia investido menos em TI, no setor de manufatura, e obtinha resultados mais expressivos, porém também não obtinha êxito no setor de serviços. As empresas eram estruturadas em processos, prevalecendo à mentalidade Taylorismo/Fordismo que dividia a empresa em atividades cuja automação era inútil se o processo ao qual pertenciam não fosse inovado. Surgiu então a necessidade de se repensar os processos produtivos da empresa. A partir da segunda metade dos anos 80, a melhoria dos processos de negócio permitiu o aumento da qualidade dos produtos e serviços das corporações. O objetivo era melhorá-los e redesenhá-los visando o atendimento das expectativas dos clientes para novos produtos e serviços. O termo Reengenharia surgiu inicialmente nos Estados Unidos em 1990 e, se difundiu rapidamente pela Europa e os demais continentes do mundo, com a função de reestruturar as empresas que viviam em uma gestão muito arcaica.