REEGENHARIA
Aluna: Rosangela Maria dos Santos
Disciplina: Gestão de serviço e materiais na administração pública.
A definição de qualidade evoluiu para o que hoje conhecemos como qualidade total, e é isto que motiva as organizações, sejam privadas ou publicas, a buscar novas estratégias que gerem mudanças que satisfaçam seu público.
Lembrando que a aplicação de uma estratégia de modificação do ciclo de processos ( procedimentos administrativos) obtém resultados diferentes quanto ao tipo de entidade, ou seja, por mais completos que sejam os planejamentos de uma mudança, os resultados são incertos, até que passem pela aprovação prática e quanto maior for a mudança maior serão os riscos.
A reengenharia é uma metodologia que visa desburocratizar os procedimentos administrativos da organização, reduzindo a necessidade de pessoal em uma única atividade, permitindo que possam desenvolver outras atividades ou direncionando-os para outros setores com os quais seu desempenho se identifique.
A reengenharia é aplicação, não só nos processos administrativos, mas também nos processos produtivos e nos de software ou produtos. Um dos conceito mais claros é do autor Hammer e Champy(1995) que define reengenharia como a reorganização radical dos processos, tendo como objetivo alcançar melhoria drásticas nos indicadores de desempenho. Este conceito traz algumas explicações como porque é fundamental reorganizar, porque a reengenharia determina o que precisa ser feito e como deve ser feito, é drástica porque gera mudanças significativas no desempenho e não pequenas melhorias, é radical porque tudo se faz novo, o que é antigo será totalmente descartado.
Alguns autores afirmam que a idéia de usar a tecnologia de informação e habilitar mudanças humanas para melhorar o desempenho das organizações não é nova. Outros autores afirmam que a reengenharia foi uma moda gerencial na década de 90 que acabou gerando desemprego, pois a preocupação maior foi a