Analise semiótica filme Tropa de elite 2
A imagem está dividida em duas partes, sendo superior e inferior e, cada uma das partes contendo 2 e 3 planos respectivamente.
Na parte superior, em primeiro plano temo um personagem caracterizado como Coronel Nascimento, há uma luz incidida que vêm da direção do seu olhar, criando contraste com sombras escuras em seu rosto e sua vestimenta.
Há uma diferença de dimensões entre o primeiro plano e o segundo plano. No primeiro o personagem se encontra em tamanho maior e em destaque. Já o segundo plano os personagens são menores.
As texturas apresentadas na parte superior são de opacidade e “chuvisco”. Porém, no segundo plano além das duas texturas, há uma teceira textura de desgaste e riscada.
O primeiro plano há equilibrio, porém no segundo plano existe um certo desequilibrio pelo fato de estar em linhas diagonais e sua profundidade se notavél.
O primeiro e segundo plano pensados como um só remetem estaticidade.
Na parte inferior, temos um personagem caracterizado como Capitão Mathias em primeiro plano, aind há mais dois planos seguintes.
A imagem possui cores amareladas, tendências a temperaturas quentes que remetem tensão, ação.
A imagem é composta por linhas que convergem no infinito (ao fundo).
As texturas apresentadas na parte inferior também são de opacidade e “chuvisco”. Porém a textura de desgaste e riscada se encontra apenas em torno do assunto.
A arma por inteira apesar de desfocada, da a impressão de estar em terceira dimensão, seguindo de segunda dimensão no restante da imagem. Esta parte da imagem é assimetrica.
A imagem é equilibrada pois as linhas não são diagonais.
Embora a textura seja caótica há nitidez na imagem.
ANALISE DE PLANO DE CONTEÚDO:
Parte Superior:
Primeiro plano, coronel nascimento com o radio se comunicando com a tropa.
A postura que o coronel nascimento se encontra esta de forma pensativa como se estivesse criando estratégias comando para os soldados. O Walk-Talk