Luz, Camera, Favela
LUZ, CÂMERA, FAVELA:
TROPA DE ELITE E A REPRESENTAÇÃO DA FAVELA CARIOCA NO CINEMA DE
PÓS-RETOMADA
NITERÓI
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
RAYSSA RAMOS FERREIRA
LUZ, CÂMERA, FAVELA:
TROPA DE ELITE E A REPRESENTAÇÃO DA FAVELA CARIOCA NO CINEMA DE
PÓS-RETOMADA
Monografia apresentada ao curso de Graduação em História do Instituto de Ciências Humanas e
Filosofia da Universidade Federal Fluminense como requisito para a obtenção do bacharelado em História.
Orientadora: Ana Maria Mauad
Eixo temático: Cultura e Mentalidades
Eixo cronológico: Contemporâneo
NITERÓI
2014
Ficha Catalográfica elaborada pela Biblioteca Central do Gragoatá
À minha amada e amigável família, sem vocês eu nunca seria quem sou. E ao meu Deus Pai perfeito, que além de me dar tal família, me abençoou com toda sorte de bênçãos.
AGRADECIMENTOS
Antes de tudo e todos, agradeço a Deus, principalmente, por sua grandiosa bondade quanto a mim, por sua maravilhosa paternidade e seu amor fiel e infalível que me cobre todos os dias, todas as horas. Eu não teria palavras pra escrever o quanto amo a Deus e o quanto, e muito mais, Ele me ama. Nesses anos de curso a sua mão foi provedora de tantas portas, cuidado, carinho e verdade. E até quando eu não conseguia vê-lo, Ele estava lá. Deus, certamente, é meu maior e melhor amigo. Ele é, também, o meu grande amor. Nunca me prendeu, nunca me obrigou, mas sempre me amou como um Pai imutável. Obrigada, Deus, porque sem Teu amor eu seria a pessoa mais desorientada e infeliz desse mundo.
Agradeço a minha família sustentadora e de bom ânimo – Carlos, Carmen e Hudson- que me ensinou, mesmo quando não tínhamos nada em mãos, a ter tudo. Me ensinou sobre paz, justiça, alegria e amor. Obrigada pela grande amizade de vocês, porque eu nunca conheci tão grandes amigos como meus pais, e por tamanha sabedoria. E obrigada, também,