Reegenharia
2º bim/2010 - Profa. Graziela G. Jimenez
REENGENHARIA
CONCEITO: “é o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processo empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade.” (HAMMER, 1994:22)
Na reengenharia a redefinição radical significa desconsiderar todas as estruturas e os procedimentos existentes e inventar formas completamente novas de realizar o trabalho. A palavra “drástica”da definição dada por Michel Hammer, significa que a reengenharia não diz respeito a melhorias pequenas, mas a saltos grandes de desempenho. Se a empresa está a 10% abaixo de sua meta e seus custos 10% mais altos, esta empresa não precisa de reengenharia. Métodos mais convencionais, como incentivar as equipes de trabalho e adotar programas de qualidade podem tirar a empresa do buraco dos 10%. A reengenharia está orientada para processos, que é um conjunto de atividades que resultam em um produto ou serviço que é entregue ao cliente. O pensamento baseado nas tarefas – a fragmentação do trabalho em seus componentes mais simples tem influenciado a estrutura organizacional da empresa nos 2 últimos séculos. A passagem para o pensamento baseado em processo já vem se dando, mais ainda a passos lentos com iniciativas de algumas empresas como TACO BELL, CAPITAL HOLDING , BELL ATLANTIC, IBM, KODAK e FORD MOTOR. Estas empresas fizeram um esforço de reengenharia através do repensar fundamental dos objetivos da empresa e o redesenho radical dos processos empresariais para alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade.
Vale lembrar que o agente que possibilitou essas empresas romperem com as antigas regras e criarem novos modelos para s processos foi a moderna tecnologia da informação. A TI age como um capacitador, permitindo às