Produção de alcool
UNIDADE UNIVERSITARIA DE EDÉIA
CURSO DE TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO SUCROALCOOLEIRA
Diferenças entre Difusor e Moenda
Trabalho realizado sob orientação do Professor, Lucas Tavares Pires na disciplina de Álcool I no Curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira na Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Edéia, para obtenção de nota parcial.
Edéia 17, de Agosto de 2011.
Extração do Caldo da Cana de Açúcar
Com o objetivo de explicarmos detalhadamente as principais diferenças entre o Sistema de difusão da cana-de-açúcar e o de Moendas, iremos explicar o que é a extração do caldo da cana-de-açúcar.
A extração do caldo da cana consiste no processo físico de separação da fibra (bagaço), sendo feito, fundamentalmente, por meio de dois processos: moagem ou difusão.
Na extração por moagem, a separação é feita por pressão mecânica dos rolos da moenda sobre o colchão de cana desfibrada. Na difusão, a separação é feita pela lavagem da sacarose absorvida ao colchão de cana.
Extração do Caldo por Moendas
A cana intensamente picada e desfibrada chega às moendas por meio de um alimentador vertical. Cada conjunto de rolos de moenda, montados numa estrutura denominada castelo, constitui um terno de moenda. O número de ternos utilizados no processo de moagem varia de quatro a seis, e cada um deles é formado por três cilindros principais, denominados cilindro de entrada, cilindro superior e cilindro de saída.
Normalmente, as moendas contam com um quarto rolo, denominadas rolo de pressão, que melhora a eficiência de alimentação. A carga que atua na camada de bagaço é transmitida por um sistema hidráulico que atua no rolo superior. Com o aumento da capacidade de moagem advindo do preparo da cana, é necessária a instalação do rolo de pressão, cuja finalidade é manter constante o fluxo de alimentação da moenda.
A cana desfibrada chega à primeira moenda, onde recebe a primeira compressão entre o cilindro anterior