Reeducação adequada ou estímulo à impunidade
1. Identificação da obra
1.1. Filme - Assassinato em primeiro grau Duração: 122 minutos. Gênero: Drama Diretor: Marc Rocco Roteirista: Dan Gordon Elenco: Christian Slater, Kevin Bacon, Gary Oldman, Embeth Davidtz, William H. Macy, Stephen Tobolowsky, Brad Dourif, R. Lee Ermey, Mia Kirshner, Ben Slack, Stefan Gierasch, Kyra Sedgwick, Alexander Bookston¹, Richie Allan, Herb Ritts
2. Apresentação
O filme, “Assassinato em primeiro grau”, visa mostrar as dificuldades, por vezes, existentes nos sistemas carcerários, dificuldades estas que envolvem total desrespeito à dignidade da pessoa humana dos condenados.
3. Estrutura
O filme é baseado em fatos reais, e surpreendentemente importante à compreensão do tema em questão. Um drama, de longa metragem, interessante e excelente no que diz respeito ao tema deste trabalho.
4. Conteúdo
“Assassinato em primeiro grau” conta a história de Henri Young, interpretado pelo ator Kevin Bacon. Em 1938 Henri Young é condenado a cumprir pena em Alcatraz por roubar 5 dólares. Numa tentativa frustrada de fuga com outros três prisioneiros, Young é levado de volta à prisão, e como punição é confinado na solitária por 19 dias. Mas ele passa três anos recluso em um fosso escuro, sem nenhuma roupa, sendo espancado constantemente pelos guardas. Ao sair da solitária é julgado e conta com a defesa do inexperiente advogado público James Stamphill (Christian Slater), para enfrentar o perverso diretor Gleen (Gary Oldman) e provar que a instituição Alcatraz e sua diretoria são os verdadeiros culpados pelos crimes.
5. Análise crítica
É perceptível o fato de que deve haver uma proporcionalidade entre os delitos cometidos por eventuais infratores e a pena a ser aplicada à estes, no sentido de haver uma efetiva e real concretização de humanização nas respectivas penas, respeitando-se os direitos básicos do ser humano,