Trabalho Tailson
O filme mostra a história de Henri Young, um rapaz que, segundo o que é mostrado no filme, foi preso por roubar 5 reais de um estabelecimento quando sua irmã mais nova estava com fome e ele não pensou em outra maneira de conseguir o dinheiro. O maior problema é que o tal estabelecimento também fazia serviços ao correio, e o roubo dos 5 reais, se tornou algo mais grave, crime de correio. E após ser preso, ele fez uma tentativa de fuga, o que prejudicou ainda mais a situação dele.
Na prisão de Alcatraz, EUA, Henri foi exposto a métodos sub humanos. Passou 3 anos ininterruptos em uma solitária, vendo a luz do dia apenas 1 vez a cada ano e co mendo menos do que o mínimo necessário para uma vida saudável. Além disso, as únicas vezes em que Henri tinha chance de ver alguém era quando apanhava, sendo torturado e levando chicotadas por algum guarda da prisão.
O sistema carcerário da prisão de Alcatraz se mostrou totalmente ineficiente no filme, por mais que Henri merecesse estar preso, nenhuma pessoa deve ser exposta a tanta crueldade, a solitária que deveria ser utilizada no máximo por 19 dias se tornou o lar de Henri por mais de 1000 dias.
A crueldade contra Henri fez com que ele realmente virasse um assassino, saindo da solitária, claramente abalado psicologicamente e com dificuldades de andar e falar, Henri matou um dos presos que também planejou a fuga mas não foi submetido aos cruéis métodos de Alcatraz. Henri, com a ajuda de seu advogado, conseguiu provar a crueldade que ocorreu em alcatraz, fazendo com que sua pena fosse de apenas 3 anos, porém, quando voltou para alcatraz depois do julgamento, foi pra solitária e foi encontrado morto em sua cela.
Independente do julgamento e do final, o