Redes de Cooperação
A gestão de redes públicas de cooperação é um assunto instigante, as redes de cooperação são grupos de pessoas ou instituições que se ajudam trocando informações, influências e aprendizado profissional para atingirem o objetivo de serem competitivas no mercado.
As Redes Públicas de Cooperação são as parcerias entre os setores organizados da sociedade e o setor público, integrando ações que visa à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, a cooperação transforma as pessoas através de suas ações, a busca pela melhoria constante, traduz na força das redes de cooperação o trabalho desenvolvido e que tem o respaldo de ambos os setores, seja o poder público seja os setores organizados da sociedade.
2. REDE PÚBLICA DE COOPERAÇÃO
A rede pública de cooperação é aquela que se tece com a mobilização de pessoas físicas e/ou jurídicas a partir da percepção de um problema que rompe ou coloca em risco o equilíbrio da sociedade ou as perspectivas de desenvolvimento sustentável local com destaque para questões sociais, ambientais e institucionais.
As redes de cooperação possuem diversos formatos, diversas naturezas e nas redes públicas a competição aliada á cooperação assume uma complexidade maior, a governança e a gestão pública são mais difíceis de serem efetivas quando o assunto é cooperação.
As Redes Públicas de Cooperação tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida de muitas comunidades, sejam pela prestação de serviços ou pela ajuda material que algumas redes fazem essa parceria entre o setor público e demais setores organizados da sociedade, como associações, clubes de serviços, sindicatos, ONGs, etc., possibilita que a Gestão Pública Municipal, atenda com mais eficiência as comunidades, e também possibilita que os cidadãos conheçam melhor a ações dos gestores públicos. Todo o envolvimento que ocorre quando se formam as redes, é a força que faz com elas funcionem, para que elas existam ter que haver a cooperação entre os