ligataij

461 palavras 2 páginas
Czar Nicolau II: último imperador da Rússia
Quem foi
Czar Nicolau II foi o último imperador da Rússia. Seu reinado durou de 1 de novembro de 1894 até 15 de março de 1917 (data de sua abdicação). Foi também rei da Polônia e grão-duque da Finlândia. Seu Reinado terminou com a Revolução Russa de 1917.
Nascimento
Czar Nicolau II nasceu na cidade de São Petersburgo (Rússia) em 18 de maio de 1868.
Histórico Familiar
Foi casado com Alexandra de Hesse, teve quatro filhas e um filho, entre elas, a princesa Anastácia Romanova. Filho do Imperador Alexandre III e sua Imperatriz Maria (nascida Princesa Dagmar da Dinamarca), Nicolau era o neto de Cristiano IX da Dinamarca através da sua mãe e do Imperador Alexandre II do lado do pai. Nicolau foi visto como demasiado fraco pelo seu pai, duro e exigente, que, não antecipando a sua morte prematura, não o preparou para a coroa que um dia seria sua.
Morte
Czar Nicolau II morreu na cidade de Ekaterinburgo (Rússia) em 17 de julho de 1918. Foi executado, junto com membros de sua família, pelos bolcheviques no porão de sua residência.
Resumo de seu reinado:
- Aumento da crise econômica na Rússia
- Crise militar
- Domingo Sangrento em 1905: massacre de manifestantes em São Petersburgo
- Entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial, de forma despreparada.
Participação na revolução Russa: Nicolau II formalizou em 1894 a aliança com a França. Reforçou o acordo franco-russo (1896), mas suas ambições em relação ao Extremo Oriente levaram ao desastre da Guerra Russo-Japonesa (1904-1905), uma importante causa da Revolução de dezembro de 1905. Essa guerra, que mostrou toda a fragilidade do Império Russo, decorreu das ambições russas e japonesas sobre a Manchúria e a Coréia. Durante a guerra contra o Japão, aprofundou-se o descontentamento do povo russo. O país encontrava-se fortemente marcado pelas desigualdades, causadoras de grande revolta nas classes operárias, já fortemente influenciadas pelas ideias comunistas. A

Relacionados