Redes de cooperação
RESUMO
Este presente trabalho nos mostra que devido a globalização e ao crescimento expressivo do mercado competitivo a união em rede é inevitável para as pequenas e médias empresas, dando mais sustentabilidade para o seu negocio tornando-se altamente competitivo; tendo como buscar recurso e força dentre seus parceiros. Com a formação de redes a visão do empresário muda, o que antes era concorrente, agora é seu parceiro. Com isso inúmeras dificuldades devem ser superadas como a mudança cultural que ocorre na vida do empreendedor.
PALAVRAS-CHAVE: redes, concorrência e dificuldades.
RESUMEN
El presente trabajo nos muestra que, debido a la globalización y el crecimiento significativo del mercado competitivo en la Unión en redes es inevitable para las pequeñas y medianas empresas, dando mas sostentabilidad a su negocio convertirse en altamente competitivo; con el recurso y obtener su fuerza socios. Con la formación de la visión del empresario cambia de redes, que antes era competidor, ahora es su pareja.Con tantas dificultades que deben superarse, como el cambio cultural que se produce en la vida del empresario.
PALABRAS CLAVES: redes, la competencia y dificultades
INTRODUÇÃO
Novas formas de organização empresarial vem obtendo certo destaque no sul do país como forma de resposta aos novos desafios que abertura de mercados vem impondo a sociedade em geral, com muita ênfase na agressividade competitiva e tecnológica. Numa sociedade em que se mede o cidadão pelo que consome ou possui, as novas formas de associativismo vêm se firmando, principalmente no Rio Grande do Sul, como formas de sobrevivência. Por tanto, a formação de Redes de Cooperação – agrupamento de empresas que visa objetivos comuns – é de vital importância para novos empreendedores que lutam para se manterem ativos no mercado. As crescentes