Império Babilônico
2 DESENVOLVIMENTO 2.1 PROCESSO DE SURGIMENTO DO IMPÉRIO BABILÔNICO
Para falar da Babilônia é necessário falar da Mesopotâmia que era a região onde começara a História, por volta de 4000 a.C., quando foi inventada a escrita cuneiforme que foi desenvolvida pelos sumérios, sendo a designação geral dada a certos tipos de escrita feitas com auxílio de objetos em formato de cunha. É juntamente com os hieróglifos egípcios, o mais antigo tipo conhecido de escrita, tendo sido criado pelos sumérios por volta de 3500 a.C. Inicialmente a escrita representava formas do mundo (pictogramas), mas por praticidade as formas foram se tornando mais simples e abstratas.
A palavra Mesopotâmia significa terra entre rios, isto é, no caso, região compreendida entre os rios Tigre e Eufrates. Mas, como visto nos mapas históricos, a Mesopotâmia estendia além desses rios.
Foram vários os povos que através de lutas, tomaram conta dessa terra fértil região do Oriente Médio (Ásia Menor). Entre eles, viviam vários povos, tais como os sumérios, os elamitas, os acádios, os amoritas, os cassitas, os assírios, os babilônios, caldeus, etc, sendo, os povos mais importantes da Mesopotâmia, os sumérios e babilônios.
2.1.1 Os Sumérios
Existe uma grande falta de conhecimento sobre a origem dos sumérios, porém há notícia que, por volta de 3000 a.C., eles se estabeleceram ao sul da Mesopotâmia,