Redes Compra Online
Crescimento de compras pela Internet é dado como irreversível, revela pesquisa do IEMI
A Internet é uma opção de compra para apenas 2,8% da população, mas está se expandindo com rapidez no País, principalmente pela variedade de produtos em promoção. Apesar da pouca representatividade, o crescimento vem sendo apontado pelos especialistas como irreversível, abrangente e com um futuro garantido. Isso também ocorre devido ao hábito das novas gerações, que fazem uso desta opção de compra para interagir com outras pessoas e ampliar o seu meio social.
Uma pesquisa realizada pelo IEMI, através do seu Núcleo de Inteligência de Mercado, para avaliar o comportamento de compra do consumidor de vestuário aponta que, 71,4% das pessoas lembram do site onde fizeram a última compra, sendo que 79,8% delas já conheciam os mesmos, o que demonstra a mesma fidelidade de compra no varejo físico. Entre as principais vantagens apontadas para este tipo de compra destacam-se a facilidade de escolher e obter o produto, com 65,5% dos votos, e preços mais baixos, 51,2%. O principal motivo para não realizar uma compra pela internet é o site ser desconhecido (41,7%), preços mais caros que a loja (36,9%), produtos com baixa qualidade (33,3%).
A pesquisa foi realizada em 2010 com 3.300 consumidores voluntários de ambos os sexos, com idade acima de 15 anos, de todas as classes sociais e diferentes Estados e teve como foco a última compra realizada. Outro fato descoberto foi a região que mais aderiu a este meio de consumo. Quem compra mais pela Internet é a região Sul, onde 3,7% dos consumidores realizam compra online, seguido da região Nordeste, com 3,5%. Já na região Norte, a Internet não foi citada como meio de compra.
Quanto ao grau de satisfação, 96,4% dos respondentes ficaram satisfeitos e afirmaram ter a intenção de comprar novamente. Isso ajudou os consultores do IEMI concluírem que os brasileiros