Rede De Empresas
Agradecemos á Deus primeiramente, pois sem Ele não conseguiríamos alcançar essa nova etapa em nossas vidas. Da mesma maneira, somos gratos aos nossos familiares, por sempre nos apoiar em todos os momentos de nossas vidas. Ademais, reconhecemos a importância do Professor José Luis Alves Lima por nos proporcionar a oportunidade de estudarmos as Redes de Empresas na Engenharia de Produção.
Devemos mencionar o Sr. Eugênio, chefe da Produção da empresa Plast-léo, a Sra. Rosemeire de Fátima Fornachari, sócia da empresa Galvanoplastia Anchieta e ao Sr. José Roberto Pereira, diretor de negócios e inovação da empresa Biolab que nos atenderam e nos passaram informações que foram aplicadas neste trabalho.
RESUMO
A incorporação da globalização na sociedade mundial trouxe transformações nos meios econômicos, tecnológicos e culturais, de maneira rápida e muito avançada. Com tantas mudanças as empresas tiveram que se adaptar a esse novo cenário, para isso uma opção encontrada foi começar a estudar o comportamento de uma rede de cooperação empresarial. Elas ajudaram como facilitadoras na criação de novas maneiras de produção, pois agora, os processos são distribuídos entre os principais setores de uma cadeia produtiva e podem chegar numa aliança entre concorrentes de continentes diferentes. Sendo assim, visa-se sempre o destaque no mercado mundial.
Palavras-chaves: globalização, rede de cooperação empresarial, cadeia produtiva.
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 – Comparação entre as empresas e a teoria............................................................... 35
LISTA DE FIGURA
Figura 1 - Estratégia como Padrão. 9
Figura 2 - Estruturas do planejamento. 12
Figura 3 - Logotipo da Biolab. 22
Figura 4 - Empresas parceiras da Biolab. 23
Figura 5 - Logotipo da Avert. 24
Figura 6 - Logotipo das parceiras Biolab e Emcure. 24
Figura 7 - Logotipo da marca Orygen. 25
Figura 8 - Logotipo das parceiras Biolab e Menarini. 25
Figura 9 - Logotipo da