museu virtual de cabo verde
Licenciatura em Ciências da Educação
Unidade Curricular: Aplicações da Internet
Unidade de Observação e Intervenção
Introdução
1.ENQUADRAMENTO O Museu Virtual da Educação de Cabo Verde enquadra-se no Projecto Património Cultural e Educação em Cabo Verde: Preservar materiais, desvendar práticas, divulgar patrimónios, que conta com a colaboração científica de investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
A plataforma digital foi desenvolvida no Centro de Competências em Tecnologias e Inovação – C2TI, da referida Universidade. A sua construção só foi possível graças ao apoio financeiro concedido pelo Programa Gulbenkian Parcerias para o Desenvolvimento, da Fundação Calouste Gulbenkian.
O Museu pretende resgatar e valorizar a cultura escolar cabo-verdiana, durante a época da administração colonial e os primórdios da independência nacional. Está estruturado por níveis de ensino: primário, liceal (Liceus da Praia e de Mindelo) e técnico e profissional. Cada uma destas secções organiza-se em três eixos temáticos: espaços e equipamentos; recursos didácticos e ensino-aprendizagem. O Museu apresenta, ainda, notas biográficas de educadores, exposições temáticas e documentos de arquivo sobre a história da educação em Cabo Verde.
O espaço virtual – em actualização permanente – disponibiliza o património escolar e científico divulgado em teses, dissertações e publicações especializadas, bem como artefactos e documentos dos espólios da Associação para a Promoção do Património Educativo e Cultural de Cabo Verde, do Arquivo Histórico Nacional e dos estabelecimentos do ensino secundário históricos.
A Universidade de Cabo Verde e Universidade de Lisboa (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência) são as instituições responsáveis pelo museu virtual da educação de Cabo Verde, e a Associação para a Promoção do Património Educacional