Rede de distribuição de água
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
CAMPUS CATALÃO
SANEAMENTO BÁSICO
Professor Ed Carlo Rosa Paiva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
CAMPUS CATALÃO
REDES DE DISTRIBUIÇÃO
DE ÁGUA
REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA
REDE DE DISTRIBUIÇÃO → é a parte do sistema de abastecimento formada de tubulações e órgãos acessórios, destinados a colocar água potável à disposição dos consumidores, de forma contínua, em quantidade, qualidade, e pressão adequadas
CUSTO DA REDE → 50 a 75% do custo total do sistema de abastecimento.
TIPOS DE REDE
Principal: também denominada de conduto tronco ou canalização mestra são tubulações de maior diâmetro que tem por finalidade abastecer as canalizações secundárias.
• Secundária: são tubulações de menor diâmetro e tem a função de abastecer diretamente os pontos de consumo do sistema de abastecimento de água.
TIPOS DE REDE
Classificação de acordo com a disposição da tubulação principal e o sentido do escoamento:
Ramificada
Malhada
Mista
TIPOS DE REDE
Rede Ramificada
A rede é classificada como ramificada quando o abastecimento se faz a partir de uma tubulação tronco, alimentada por um reservatório ou através de uma elevatória, e a distribuição é feita diretamente para os condutos secundários, sendo conhecido o sentido da vazão em cada trecho.
TIPOS DE REDE
Rede ramificada
TIPOS DE REDE
Rede ramificada
Rede ramificada com traçado em espinha de peixe
Rede ramificada com traçado em grelha
TIPOS DE REDE
Rede malhada
As redes malhadas são constituídas por tubulações principais que formam anéis ou blocos, de modo que, pode-se abastecer qualquer ponto do sistema por mais de um caminho, permitindo uma maior flexibilidade em satisfazer a demanda e manutenção da rede, com mínimo de interrupção possível no fornecimento de água. TIPOS DE REDE
Rede malhada
TIPOS DE REDE
Rede malhada em aneis
são as