Normalização de trabalhos e referencias
“Cabe aos educadores assumirem os riscos de novas experiências e reverem suas crenças enquanto facilitadores e coordenadores dos ambientes de aprendizagem”. (TAJRA, 2001, p.11). “O computador é um dos recursos que devem ser inseridos no cotidiano da vida escolar, visto que já estão inseridos no cotidiano de todos nós, mesmo dos que pertencem às classes econômicas menos favorecidas. Na verdade o computador não é somente mais uma invenção, é um poderoso aliado tecnológico, que trará mudanças significativas na educação e nos educandos.” (TAJRA, 2001, pág.9).
O prof. Papert (1999) em seu livro Mindstorms, defende a ideia de que o domínio de uma linguagem de programação por crianças iria mudar o modo de resolver problemas e de pensar sobre o próprio pensamento.
“O desenvolvimento da linguagem é uma etapa fundamental na evolução do controle deliberado e consciente das circunstâncias ambientais" (MINAYO; SANCHES,1993, p.240).
Enquanto houver sociedade, as escolas serão necessárias, muitas escolas ou a própria família podem completar a aprendizagem das crianças com computadores, mas dificilmente privarão seus filhos e alunos da importante influência formativa dada pela escola, que é um grande aliado dos pais na educação dos filhos. (COBURN,1998).
Na revista Computing Today, o gênio dos micros TK-85 vai mais longe: “Chegará um dia em que os computadores ensinarão melhor do que seres humanos, porque computadores podem ser bem mais pacientes do que seres humanos e bastante ajustados às diferenças individuais”. (SINCLAIR, 1983, p.29).
Há uma possibilidade bastante acentuada de que antes do final deste século os estudantes venham a receber toda a sua instrução através de computadores, sem, absolutamente, nenhum contato com professores vivos. (SINCLAIR apud HARRIOT,1983, p.29)
2. Analise a normalização das referências abaixo. (5,0)
ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Comportamento do Consumidor. 8 ed. Rio de Janeiro: