Rede de distribuição de água
SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Maceió - AL
Julho de 2012. | Universidade Federal de AlagoasUnidade Acadêmica Centro de TecnologiaCurso de Engenharia CivilCidade Universitária – Campus A. C. SimõesTabuleiro dos Martins – CEP 57072-970 – Maceió – Alagoas | |
PROJETO DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA PARA CONJUNTO RESIDENCIAL DE DELMIRO GOUVEIA - AL
Trabalho realizado para fins avaliativos para a disciplina Sistemas de Abastecimento de Água, orientado pelo professor Celso Piatti.
Trabalho realizado para fins avaliativos para a disciplina Sistemas de Abastecimento de Água, orientado pelo professor Celso Piatti.
Bruna Camerino
Humberto Cavalcante
Natália Menezes
Pedro Fernandes
Maceió – AL
Julho de 2012 1. INRODUÇÃO GERAL
A partir de dados divulgados pelo IBGE em 2010, vê-se que, apesar de ainda haver milhões de domicílios sem acesso à água encanada, esse número vem diminuindo desde 2000 e há dois anos era igual a aproximadamente 12 milhões as residências sem acesso a rede geral de distribuição de água, que consiste na retirada da água de sua fonte na natureza, tratamento para adequação ao uso, transporte e fornecimento.
Em alguns estados, principalmente do Nordeste, como Maranhão, Piauí e Ceará, existe um número grande de residências que utilizam outro tipo de abastecimento, que não é proveniente da rede geral, devido a sua ineficiência. Essas residências constroem suas próprias ligações, provenientes de poços, por exemplo.
Nesse contexto, é evidente a necessidade de se fornecer água própria para o consumo e para tanto dispor de todas as formas possíveis que viabilizem esse fornecimento, quer dizer, através da construção de redes de abastecimento, levar água para todas as pessoas, principalmente as que estão locadas mais distantes