Inovação
Por essa razão a CNI lidera o Movimento Empresarial pela Inovação, cujo objetivo é colocar o setor privado no centro dos debates e das iniciativas voltadas ao desenvolvimento tecnológico. Entre os temas em destaque, ressalto o da propriedade intelectual. Os inovadores devem ter assegurado o crédito pelo seu trabalho e a remuneração pela sua criatividade. Um dos principais indicadores do grau de inovação tecnológica de um país é o total de patentes que ele possui. Isso mostra a importância da propriedade intelectual para a geração de valor e de vantagens competitivas para os negócios em uma economia moderna e ágil. No entanto, deve-se ressaltar que propriedade intelectual não se resume à concessão de patentes e registro de marcas. É um conceito mais amplo, que envolve a indústria do direito autoral e do software e constitui atualmente um dos setores mais dinâmicos da economia mundial. O sistema de propriedade intelectual possibilita que inventores e autores possam receber crédito por seu trabalho. A proteção desses direitos é indispensável para o estabelecimento de um ciclo virtuoso favorecendo a criatividade humana e geração de riqueza para a sociedade.
Criatividade é o processo mental de geração de novas ideias. Invenção é coisa nova criada ou concebida no campo da ciência, da tecnologia ou das artes. É a materialização de uma nova ideia. Inovação é transformar ideias em valor. Seu motor é o mercado: é um imperativo da concorrência. É a capacidade da empresa de atender às necessidades dos clientes ou de criar novos mercados e clientes.
Importância da Inovação
A preocupação com a inovação para aumento da competitividade sempre foi importante para o crescimento das empresas e das nações.