Artigo sobre preconceito
O histórico processo de exclusão/inclusão dos adolescentes autores de ato infracional no Brasil
(The historical process of exclusion/inclusion of adolescent offenders in Brazil)
Suzie Hayashida Cabral* Sonia Margarida Gomes Sousa**
Resumo
O artigo faz uma revisitação nas políticas públicas direcionadas ao adolescente autor de ato infracional no Brasil, intentando trazer à tona os elementos históricos constituintes do processo de inclusão pela exclusão ainda hoje presentes na forma como se é lançado o olhar sobre a adolescência, em especial a adolescência pobre e marginalizada. Palavras-chave: Adolescentes autores de ato infracional; Políticas públicas; Liberdade assistida.
E
*
sse artigo é parte da construção de uma pesquisa realizada no Mestrado da Universidade Católica de Goiás,1 que originou a dissertação intitulada Adolescentes em conflito com a lei: uma análise psicossocial, defendida em agosto de 2003. A pesquisa está inserida na importante discussão estabelecida pelo Núcleo da Infância, Adolescência e Família – NIAF (VPG/UCG) –, que se traduz em pesquisas e estudos referentes aos temas da infância e da adolescência, na perspectiva sócio-histórica e em esforços para compreender
• Texto recebido em mar./04 e aprovado para publicação em jun./04.
Psicóloga, Mestra em Psicologia Social pela Universidade Católica de Goiás, pesquisadora do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão Aldeia Juvenil (CEPAJ) da Universidade Católica de Goiás. e-mail: suziecabral@hotmail.com. ** Psicóloga, Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP e professora do Departamento de Psicologia (graduação e pós-graduação) da Universidade Católica de Goiás. e-mail: smgsousa@terra.com.br. 1 Orientada pela Profª Sonia Margarida Gomes de Sousa.
Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 10, n. 15, p. 71-90, jun. 2004
71
Cabral, S. H.; Sousa, S. M. G.
os múltiplos aspectos