Síntese crítica sobre artigo "Preconceito internalizado e comportamento sexual de risco em homossexuais masculino"
Preconceito internalizado e comportamento sexual de risco em homossexuais masculino
O artigo tem como objetivo analisar, por meio de uma revisão da literatura já existente, a relação entre o preconceito internalizado e comportamentos sexuais de risco entre homossexuais masculinos. Os autores apontam que a relação entre preconceito internalizado e alguns sintomas (como abuso de álcool e de substâncias entorpecentes) já foi verificado por uma série de estudos. Porém, no presente artigo, discute-se a relação entre o uso dessas substâncias e o comportamento sexual de risco, uma vez que estas atuam no sistema nervoso central aumentando a excitação, diminuindo a ansiedade e diminuindo a habilidade de processar informação abstrata (incluindo as questões envolvendo sexo seguro).
Um comportamento sexual de risco ressaltado pelos autores é o barebaking. Este comportamento consiste da decisão consciente e racional de alguns homossexuais masculinos a buscar por sexo anal sem preservativos e com múltiplos parceiros, muitas vezes desconhecidos. É evidente que esta prática é extremamente facilitadora da proliferação de doenças sexualmente transmissíveis. De acordo com a literatura, essa prática ocorre normalmente em festas fechadas, aonde ocorre abuso de álcool e drogas. O preconceito internalizado influência a prática do barebaking tanto na questão do abuso de substâncias como na questão da baixa autoestima e da depressão (tanto pelo fato acreditarem que suas saúdes não são merecedoras de cuidados, como em um aspecto suicida).
Paralelo muitas vezes ao barebaking, bug chasing caracteriza-se como um comportamento ainda mais arriscado. Trata-se de uma prática onde os indivíduos tentam, voluntariamente, contrair o vírus da AIDS por meio de relações desprotegidas com portadores do vírus. De maneira geral, os autores concordam que este comportamento decorrer tanto do preconceito internalizado como do institucionalizado. De acordo com a literatura, para os