Psicologia da aprendizagem - Atps
Os teóricos da Psicologia e sua contribuição para a História da Educação
Este trabalho foi elaborado como exigência da disciplina:
Psicologia da Educação.
Prof. Ms.
Pedagogia - 1º Semestre
Limeira – 2011
Introdução
Os estudos científicos são provenientes de indagações decorrentes da necessidade de soluções para os mais diversos tipos de comportamentos sociais. Homens como Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Walon, Lev Vygotsky e Jerome Brunner contribuíram para o desenvolvimento psicológico, intelectual, cognitivo e social do ser humano.
Este trabalho apresentará os conceitos principais de cada um desses estudiosos e suas contribuições para a evolução da educação e seus efeitos na vida das crianças dentro do ambiente escolar e social.
Sigmund Freud
Vida
Sigmund Freud conhecido como o “pai da Psicanálise” nasceu em 6 de maio de 1856 em Freiberg, na Morávia. Filho de pais judeus foi circuncidado ao nascer e recebeu desde cedo uma educação judaica não tradicionalista e aberta à filosofia do Iluminismo. Seu pai Jakob Freud era comerciante de lã e têxteis e casou-se pela segunda vez com Amália Nathanson, de 20 anos com teve 8 filhos, Freud era o mais velho.
Quando Freud tinha 3 anos de idade, sua família deixou a cidade de Freiberg e instalou-se em Leipzig. Mas, não conseguindo mudar sua situação financeira, Jackob levou sua família para Leopoldstrasse, um bairro judeu de Viena onde resolveu estabelecer-se. Entre 1865 e 1873, o jovem Sigmund freqüentou o Realgymnasium e depois o Obergymnasium, onde ficou conhecendo Eduard Silberstein, com quem manteve sua primeira correspondência intelectual, notadamente a respeito de Franz Brentano. Em 1873 Freud começou a estudar medicina. Após três anos de estudos médicos, entrou no Instituto de Fisiologia, dirigido por E. Brucke. Em 1880 publicou vários textos de J.S. Mill que traduziu. Casou-se com Martha Bernays aos 30 anos e teve