Redes de Distribuição de Agua
CAPÍTULO 5
REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA
1
Sistema de Abastecimento de Água
1. Considerações Gerais
A rede de distribuição de água é constituída por um conjunto de condutos assentados nas vias públicas, junto às edificações, com a função de conduzir a água para os prédios e pontos de consumo público. Esses condutos caracterizam-se pelas numerosas derivações
(distribuição em marcha) e uma disposição “em rede”, derivando daí seu nome.
2. Traçados dos condutos
Na rede de distribuição distinguem-se dois tipos de condutos:
(A) Condutos principais
São também denominados condutos mestre, ou condutos tronco, são as canalizações de maior diâmetro, responsáveis pelos condutos secundários. Desta forma, é função dos condutos secundários. Desta forma, é função dos condutos principais o abastecimento de extensas áreas da cidade.
(B) Condutos secundários
Tem menor diâmetro, e fazem a ligação entre os condutos principais e as edificações a serem abastecidas, dependendo, desta forma, dos condutos principais. A área servida por um conduto deste tipo é restrita e está nas vizinhanças.
O traçado dos condutos principais deve levar em consideração, de preferência: -
ruas sem pavimentação; ruas com pavimentação menos onerosa; ruas de menor intensidade de trânsito; proximidade de grandes consumidores; proximidade das áreas e edifícios que devem ser protegidos contra incêndio.
As redes de distribuição tem basicamente três classificações, de acordo com a disposição de seus condutos principais:
(a) Rede em “espinha de peixe”
Os condutos principais são traçados, a partir de um conduto principal central, com uma disposição ramificada. É um sistema típico de cidades que apresentam desenvolvimento linear.
2
Sistema de Abastecimento de Água
(b) Rede em “grelha”
Os condutos principais são paralelos, ligam-se em uma extremidade a um outro conduto principal, e tem seu diâmetro decrescendo para a extremidade