Operacao e manutencao de redes de distribuicao de agua
A ausência de serviços de saneamento afecta grande parte da população moçambicana, prejudicando a saúde das pessoas e causando danos ao meio ambiente. Nesse âmbito a disposição inadequada dos sistemas de esgoto sanitário prejudica a qualidade de vida das pessoas e dificulta o progresso social. Neste projecto vamos dar atenção especial ao sistema de esgoto da E.P.C.V (Escola Primária e Completa de Vilankulo) e sua influência sobre os alunos e professores, a partir do tipo de sistema de esgoto usado, forma de uso, número de usuários e o seu impacto sobre a saúde destes.
2. OBJECTIVOS
1. Geral
✓ Avaliar o Sistema de Esgoto da Escola primária e Completa de Vilankulos.
2. Específicos
✓ Identificar o sistema de esgotamento usado;
✓ Estabelecer formas de uso das Latrinas e
✓ Propor um Sistema de tratamento de esgoto na escola.
3. METODOLOGIA
1. Fonte Primária:
✓ Recolha de dados na EPC de Vilankulos;
✓ Observação directa e
✓ Entrevista não estruturada aos professores da EPC de Vilankulos.
2. Fonte Secundária:
✓ Revisão bibliográfica e
✓ Biblioteca, consulta de revistas periódicas em endereços electrónicos ligados ao saneamento básico.
4. JUSTIFICATIVA
Este projecto tem como objectivo avaliar o sistema de esgoto da EPC de Vilankulos e sua influência sobre os alunos. Para este trabalho foi necessário fazer um aprofundamento teórico no qual abordaram-se alguns conceitos que foram de extrema importância para o desenvolvimento deste trabalho.
Muitas vezes temos nos debatido com sérios problemas nas diversas escolas públicas do nosso país no que concerne ao saneamento do meio, concretamente com sistemas de esgoto, não obstante a estes constrangimentos muitas pessoas devem ter se perguntado alguma vez “o que é um sistema de esgoto e como funciona?”, afinal um sistema de esgoto é aquele que visa a dar um destino adequado aos dejectos humanos