REDAÇÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA
Redação de Conclusão de CursoCurso: Educação Especial Inclusiva A palavra incluir significa abranger, compreender, somar e é nisso que deve pensar quando se fala em inclusão de pessoas com deficiências. É trazer para perto, dar a ela o direito de ter as mesmas experiências é aceitar o diferente e também aprender com ele. A inclusão é uma das formas mais simples de se combater o preconceito. A arte de fazer com que as pessoas se aproximem e tragam pra perto a pessoa antes tida como anormal e incapaz. Essa aproximação faz muita diferença não somente na vida daquele que foi incluo, mas também na vida daquele que aceitou a inclusão do diferente na sua vida.
É importante ressaltar que a Escola Inclusiva, é responsável pela escolarização de todos os alunos, indistintamente, nas classes comuns de ensino, e também deve se responsabilizar pelos serviços e pela oferta do Atendimento Educacional Especializado de que podem necessitar os alunos público-alvo da educação especial qual seja, alunos que apresentam: deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades/superdotação. Gomes (2005), afirma que:
“... a inclusão escolar do aluno com necessidades especiais causa mudança na perspectiva educacional, exigindo novos posicionamentos diante dos processos de ensino e aprendizagem à luz de concepções e práticas mais evoluídas, partindo do princípio fundamental do respeito a toda e qualquer diferença ou característica, com a inclusão em arranjos educacionais regulares, para que todos os alunos possam aprender juntos independentemente das limitações ou dificuldades que apresentem.” A inclusão deixará de ser um sonho quando todas as pessoas com algum tipo de deficiência tiverem de fato a mesma oportunidade seja na educação ou no trabalho e em todos os campos em que a sociedade nos permite estar. O grande canal de mudança é a escola, portanto a inclusão de pessoas com necessidades especiais na rede regular