ELCI RODRIGUES TRINDADE AMORIM
864 palavras
4 páginas
ELCI RODRIGUES TRINDADE AMORIMRedação de Conclusão de Curso
Curso de Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva
INTRODUÇÃO
O Brasil vem progredindo nos últimos anos e se destaca pelos avanços em prol do direito de todos à educação. Percebe-se que a inclusão requer integração e respeito à individualidade, ponderando as necessidades, dificuldades e desejos aduzidos pelos indivíduos com deficiência, sem prescindir a opinião da família.
É possível afirmar que a educação inclusiva está sendo cada vez mais valorizada, garantindo a esse público uma escola inclusiva com apoio e suporte que assegurem uma educação efetiva, de modo que as Tecnologias Assistiva venham amparar de forma eficaz um atendimento com resultados positivos,.
DESENVOLVIMENTO
Vivenciamos na escola uma multiplicidade de situações em que as realidades sócio-culturais dos alunos apresentam influência direta sobre seus processos de aprendizagem. Assim, observamos que o baixo desempenho na aprendizagem, bem como os fracassos apresentados por ações pedagógicas não são frutos das debilidades de comunicação por parte dos alunos, mas sim da falta de recursos e estratégias que sirvam de apoio para que essa condição não seja a excludente para o processo de escolarização.
A inclusão requer mudança de mentalidade e de valores da sociedade, sendo algo mais perspicaz à simples recomendações e técnicas. Todavia, a sociedade e/ou comunidade escolar que aceita a inclusão, admitindo a diversidade, são mais valiosas em oportunidades, consequentemente mais produtivas para viver e aprender.
A inclusão escolar e social de indivíduos deficientes e/ou que apresentam
NEE também acontece através do AEE, bem como as Tecnologias Assistivas presentes em um mundo globalizado, pois estas estão relacionadas a todo recurso, serviço ou processo especializado, com o objetivo de proporcionar maior independência e autonomia a esse público, ampliando suas habilidades funcionais.
A comunicação é considerada alternativa quando