Recursos
Quais as ferramentas e a importância da controladoria numa organização? Até que ponto a mesma influencia no planejamento estratégico da empresa? Sabe-se que o controle trata-se de uma importante ferramenta administrativa o qual pode auxiliar nas decisões e rotina da empresa.
Logo, é de responsabilidade da controladoria se envolver com todas as áreas da organização, mantendo assim uma integração dos setores, uma de suas missões é aprimorar a aplicação dos conceitos de gestão econômica. Desta forma Padoveze (2007), evidencia que as principais atribuições de uma controladoria são: estabelecer um plano de controle, de planejamento, reportar e interpretar resultados das operações, medirem a eficiência dos objetivos, requererem a proteção dos ativos, analisa a eficiência dos sistemas operacionais e avaliação economia.
Normas, processos, instrumentos e ações aceitadas pelo sistema da empresa são o conjunto de fatores que significa a controladoria, tais ferramentas garantem transparência, eficácia operacional e proteção do patrimônio. É pertinente a essa função, gerar informações que possibilitam analise da ordem do sistema da empresa, bem como praticar procedimentos e atitudes que preservam os ativos de da mesma. Ou seja, com isso é possível que a controladoria preveja problemas que poderão surgir e recolher informações para que a melhor decisão seja tomada sem afetar na condução dos processos.
O Planejamento é um processo de pensar nas tomadas de decisões, onde envolve um questionamento de sobre o que será feito, como, quando e para quem, considerando as incertezas em cada escolha a serem praticadas, que por sua natureza deverá resultar nas decisões presentes, tomadas a partir do impacto das mesmas no futuro.
No atual cenário competitivo, cabe à empresa manter controle de suas atividades a fim de aperfeiçoar seus processos, beneficiando assim toda a organização.
Com isso,