Recursos humanos
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
EQUIPE
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Trabalho apresentado a Faculdade Maurício de Nassau, com a finalidade de avaliação parcial da disciplina Gestão de RH, sob orientação do Professor Carlos Rogério.
Salvador
2012
INTRODUÇÃO
As pessoas constituem o principal patrimônio das organizações. O capital humano das organizações — composto de pessoas, que vão desde o mais simples operário ao seu principal executivo — passou a ser uma questão vital para o seu sucesso. O capital humano é o principal diferencial competitivo das organizações bem sucedidas. Em um mundo mutável e competitivo, em uma economia sem fronteiras, as organizações precisam preparar-se continuamente para os desafios da inovação e da concorrência. Para serem bem sucedidas, as organizações precisam de pessoas espertas, ágeis, empreendedoras e dispostas a assumir riscos. São as pessoas que fazem as coisas acontecer, que conduzem os negócios, produzem os produtos e prestam os serviços de maneira excepcional. Para conseguir isso, é imprescindível o treinamento e o desenvolvimento das pessoas. E as organizações mais bem-sucedidas investem pesadamente em treinamento para obter um retorno garantido. Para elas, treinamento não é uma simples despesa, mas um precioso investimento, seja na organização como nas pessoas que nela trabalham. E isto traz benefícios diretos para a clientela.
CONCEITO DE TREINAMENTO
A conceituação de treinamento apresenta significados diferentes. Antigamente, alguns especialistas em RH consideravam o treinamento um meio para adequar cada pessoa ao seu cargo e desenvolver a força de trabalho da organização a partir dos cargos ocupados. Mais recentemente, passou-se a ampliar o conceito, considerando o treinamento um meio para alavancar o desempenho no cargo. Quase sempre o treinamento tem sido