Leitura e produção dos sentidos
A magia das palavras leva a expressar a força do pensamento as mesmas, tem o poder de transformar e conscientizar se tratando, de um tema importante atual que busca trazer uma contribuição maior para o desenvolvimento de uma leitura e produção de texto, onde suas aplicações e seu potencial levam a uma reflexão de desafios abrindo a nossa mente para uma interpretação de leitura. Acredita-se que o potencial que se apresenta é o inicio de uma introdução que dispõem de recursos fundamentais propondo, portanto, uma base inicial para refletir e captar o que o autor quer transmitir, a comunicação de pensamento que se pode criar entre o autor o texto e o leitor, leva a acreditar em uma transmissão de sentido que deve ser individual e dono de suas ações como as autoras Koch e Elias, “Afirmam que a concepção de língua como representação do pensamento corresponde a de sujeito psicológico, individual, dono de sua vontade e de suas ações”.
Ler e Compreender o sentido do texto retrata como o ser humano pode evoluir, bem como se entende o que o autor quer passar, podendo variar conforme a interpretação de cada pessoa.
Segundo Vyotsky , “a linguagem possui duas finalidades a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante: A de Intercâmbio Social serve para a comunicação entre os indivíduos a de Pensamento é a de ordenação do real”.
É um meio de interação entre o autor e o leitor, tendo uma concepção de leitura, mas é preciso ficar atento ao que se lê uma vez que a opinião do autor já está relatada no texto. (Braga e Silvestre, 2002, p.26), afirma que “Se a compreensão emerge da relação texto-autor quanto mais ele souber do que será lido, mais possibilidade terá de interagir, de criar uma rede de relações, de minimizar as dificuldades e de construir significados”, formando a Estratégia de Leitura, que leva a viajar, fazendo entrar em um mundo que foi aberto à curiosidade, conhecimento, inspirações, relatos da vida que o leitor tem