Leitura e produção de sentidos
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS.
Erika da Silva Rabelo
Raquel Suerlani Fernandes do Nascimento
Thaíse Nogueira Barbosa
Thays Porfiria Dourado Rodrigues
Vanuza Aparecida Borba Soares
Vaneci Vasconcelos da Silva
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Leitura e Produção de Texto”, sob orientação do professor-tutor a distância Camila de Melo Andriotti.
Taguatinga - DF
2012
Concepção de Leitura:
Depende diretamente da concepção de sujeito, de língua, de texto e de sentido que se aplique na leitura. É uma atividade de produção de sentido, que pode ser desenvolvida de três formas: com o foco no autor, com o foco no texto ou com o foco na interação autor-texto-leitor, sendo a última a mais eficaz, visto que a compreensão do texto depende da relação que se estabelece com o mesmo. Dessa forma o autor escreve o texto e o leitor com seu conhecimento intelectual e experiência vivida compreende e interpreta o texto.
Estratégias de Leitura:
Na interação autor-texto-leitor e fundamental que o leitor critique, contradiga, avalie a informação que está obtendo durante a leitura, que concorde, que apoie, sendo de extrema importância reagir diante do que está sendo lido. Para que essa “reação” possa ocorrer o mesmo se utiliza de estratégias de leitura. Essas estratégias são compostas pelas antecipações e hipóteses que assumimos com base no conhecimento adquirido ao longo da vida sobre o assunto do texto. Passando assim a leitura a ser processada, criticada, contestada e avaliada, produzindo o sentido de lermos e nos mantermos informados.
Leitura e Produção de Sentidos:
O sentido da leitura depende do leitor, o seu lugar social, sinalização