recursos humanos
Com uma micro usina hidráulica implantada em um condomínio, será capaz de gerar e transmitir energia elétrica para todas as áreas comuns, incluindo halls e elevador de emergência. Pensando nisso, buscamos melhorar e diminuir o gasto de energia elétrica em áreas comuns de prédios, usando um sistema que gera energia elétrica através de uma Mini Usina. Aplicaremos uma mini turbina hidráulica, na saída das bombas de recalque, possibilitando assim sua vazão (aproveitamento) maior da turbina, fazendo com que ele gere energia elétrica. No primeiro instante essa energia gerada será armazenada em um banco de baterias e em seguida distribuída a todas as áreas comuns do condomínio incluindo iluminação, sensores de presença e campainhas. A princípio colocaremos apenas uma mini turbina hidráulica na rede de abastecimento. Sendo assim, toda energia elétrica utilizada nas áreas comuns do condomínio, serão adquiridas através dessa micro usina hidráulica, sendo assim, não usaríamos energia elétrica vindo da rede de energia, portanto, se vier a acontecer de acabar luz, não haverá problema nas áreas comuns e de emergência do condomínio, pois, será utilizado a energia guardado no banco de baterias.
Palavra-chave: Micro Usina Hidráulica, Bombas de Recalque, Mini Turbina Hidráulica.
1 Introdução
Com o passar do tempo, mais comum fica a instalação de micro usinas hidráulicas em nosso meio. Cerca de 75% da energia elétrica produzida no Brasil, tem como fonte as usinas hidroelétricas. O Brasil é rico com rios com grande potencial elétrico.
A obtenção de energia para viver de maneira autossuficiente é um tema interessante. Muitos chefes de família partem do princípio de que isso significa energia solar ou energia eólica apenas. Estas são certamente opções comprovadas, mas há outra opção que deve ser considerada. A energia hidroelétrica ou o aproveitamento de energia da queda de água para obter uma fonte de geração de força. Isto tem sido feito a mais de um século