Recursos Humanos
“As áreas de descanso e lazer seguem o padrão de bem-estar mundialmente conhecidos (e copiado): salas de jogos e entretenimento, cantos com poltronas, pufes e redes para um rápido cochilo e estúdio com instrumentos musicais para que os aspirantes a músico possam ensaiar nas horas vagas.”
VANTAGENS: Isso faz com que o colaborador relaxe e consequentemente tenha um desemprenho melhor, pois se ele descansa ou se distrai em um período do dia, consegue ter uma produtividade maior pois é como se renovasse as energias nesse momento de distração, e muitas ideias novas acabam surgindo nesses espaços.
DESVANTAGENS: Culturalmente algumas pessoas no Brasil não estão preparadas para trabalharem em lugares como este, pois vão sempre acabar ficando mais tempo do que o “necessário” e deixando as obrigações de lado.
EMPRESA 2: KSPG
“Aproveitando a abertura, a área de recursos humanos insistiu um canal formal de comunicação – o café com o presidente – estimula uma conversa íntima e franca dos funcionários (são dez por vez, mediante inscrição e sorteio). Nos mesmos moldes, foi criado o Café com o Diretor, destinado a funcionários de cada diretoria.”
VANTAGENS: É muito importante o topo da empresa saber das opiniões dos colaboradores que ficam na base, as vezes quem esta na operação da empresa tem uma visão mais periférica dos problemas, eles podem propor soluções e ideias para otimizar tarefas que muitas vezes quem esta no topo não percebe.
DESVANTAGENS: Em algumas situações os gestores não levam pra frente as ideias dos colaboradores, as vezes ideias que poderiam ser boas, que talvez precisem apenas de adequações, os gestores ignoram.
EMPRESA 3: EMBRACON ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIO
“A bolsa de estudos para graduação chega a 70% – gestores também podem pleitear subsídio para pós-graduação, negociados caso a caso – e os treinamentos fazem parte da rotina.”
VANTAGENS: Isso mostra que a empresa esta disposta a investir no capital humano, onde se um