ADMINISTRAÇÃO
Ambiente de Marketing
EMPRESA: EDITORA POSITIVO/ POSIGRAF
1 Análise Ambiental
Conceito: O ambiente de marketing conforme Fernando Rebouças (2006), é tudo que está ao redor das atividades de uma empresa. O ambiente é vulnerável a diversos acontecimentos e situações que colocam a empresa perante a um cenário de mudanças constantes. O conflito com este ambiente de marketing dotado de mudanças, ameaças e oportunidades serve para a empresa observar o mercado de forma mais profunda, planejar estratégias e programar ações que aumentem a vantagem competitiva de seus produtos.
Como é: A editora Positivo, empresa ha 40 anos no mercado, é a editora que possui a maior gráfica do Brasil e umas das maiores da América Latina. Seu portfólio de serviços compreende a impressão de livros, revistas, bem como tablóides e materiais promocionais. Tem filiais e representações em todo o Brasil, MERCOSUL e Estados Unidos. Atende o mercado editorial nacional e internacional, tendo em seu portfólio diversos títulos, dentre eles os produtos da família do Dicionário Aurélio, revistas de circulação nacional e livros em geral.
1.1 Microambientes de marketing:
Conceito: Conforme Fernando Rebouças (2006) é o conjunto de fatores controláveis pela gerência da empresa, relativo aos fornecedores, colaboradores comerciais, clientes e concorrentes;
1.1.1 Externo
1.1.2.1 Fornecedores;
Conceito: De acordo com Luisa Moura (2013), os fornecedores são um elo importante no sistema geral de entrega de valor da empresa ao consumidor. Eles provêem os recursos necessários para a empresa produzir seus bens e serviços, e podem afetar seriamente o marketing.
Como é: Os principais parceiros da editora Positivo são fornecedores, representantes comerciais e distribuidores. A política da editora é de construir relacionamentos sólidos e duradouros, com regras claras e bem definidas, baseados em confiança e comprometimento recíprocos, troca de conhecimentos e experiências,