Recursos humanos
A administração de recursos humanos representa todo o esforço para atrair profissionais do mercado de trabalho, prepará-los, adaptá-los, desenvolvê-los e incorporá-los de forma permanente ao esforço produtivo e utilizar adequadamente o profissional que uma organização necessita.
A administração de recursos humanos é a função de planejar, coordenar e controlar a obtenção da mão de obra necessária à organização. Conceito Clássico: O homen certo no lugar certo.
Mas hoje em dia a área de recursos humanos está sofrendo um redirecionamento: as organizações devem ajudar as pessoas a desenvolver suas habilidades e autoconfiança necessárias para um ambiente em mutação.
Administrar pessoas em uma organização não é responsabilidade única da função de recursos humanos; depende também de todos os indivíduos que estão envolvidos com os processos administrativos e produtivos. Existe uma inter-relação com todas as áreas da empresa.
2. Abordagem Sistêmica dos Recursos Humanos:
Emprego
Atividade que se preocupa com a procura e a obtenção dos recursos humanos necessários à organização. Engloba as seguintes atividades:
A. Determinação das necessidades ou planejamento da mão de obra
B. Recrutamento de externos
C. Recrutamento de Internos
D. Seleção
Desenvolvimento
Atividade que se preocupa com o aumento da mão de obra e com a melhoria do desempenho individual. Engloba as seguintes atividades:
A. Avaliação do desempenho do trabalhador
B. Treinamento
C. Promoção do empregado
D. Transferência do funcionário (física ou funcional)
Utilização
Atividade que se preocupa com a aplicação direta da mão de obra , isto é, com o indivíduo em contacto direto com seu trabalho exercendo suas tarefas. Engloba as seguintes atividades:
A. Medida de eficiência
B. Medida de eficácia
C. Aplicação de normas
D. Desligamento (voluntário ou involuntário)
Compensação
Atividade que se preocupa com recompensa