Comportamento Organizacional
B – Uma definição de poder O poder, é a capacidade de A influenciar o comportamento de B, de forma que B obedeça A. Isso cria um potencial que pode ou não ser realizado e uma relação de dependência. O poder é uma capacidade ou potencial. A função de dependência, do poder, quanto maior em B em relação a A, maior será o poder de A nessa relação. A dependência é a capacidade de B perceber o controle de A.
C – As bases do poder As bases ou fontes do poder são divididas em dois grupos genéricos, formal e pessoal, cada um com subdivisões:
Poder formal: é baseado na posição ocupada pelo individuo na organização.
Poder coercitivo: a base do poder coercitivo é dependente de medo. O individuo reage a esse poder por medo das consequências negativas de seu comportamento. Utilização ou ameaça de utilização de violência física é um meio desse poder. Na organização, A tem poder coercitivo sobre B quando o utiliza para demitir, suspender ou rebaixar B. A também pode determinar tarefas que B acha desagradável.
Poder de recompensa: é o oposto do poder coercitivo. B se submete as exigências de A, para que isso lhe traga algum ganho. O membro que pode distribuir recompensas para os outros, tem poder sobre eles. As recompensas podem ser ou não ser financeiras.
Poder legitimo: é a posição que o individuo ocupa nos grupos formais e nas organizações. É o poder que o individuo tem para usar e controlar os