MateriaisEngenharia

734 palavras 3 páginas
7 TEMPO DE MAQUINÁRIOS E DE FUNCIONÁRIOS

A fabricação de uma peça geralmente depende da execução de uma seqüência de operações, ou seja, determinar o tempo padrão de cada operação do processo e somar todos os tempos.
Com base na cronoanalise e estudo de tempos da linha de produção de CUBOS da empresa GTE, obtvemos os seguintes dados:
TEMPO PADRÃO (EM HORAS)
OP.1
OP.2
OP.3
OP.4
OP.5
OP.6
OP.7
TOTAL
0,0273
0,0331
0,0167
0,0181
0,0222
0,0235
0,059
0,04116

A cronometragem é o método mais empregado na industria ao medir o trabalho, objetivando medir a eficiência individual, para que sejam estabelecidos padrões para a produção e para custos industriais. Suas finalidades são: estabelecer padrões para os programas de produção; fornecer os dados para uma determinação dos custos; estimar o custo de um novo produto; fornecer dados para o estudo de balanceamento de estruturas de produção.

A partir dos dados apresentados podemos perceber que a quantidade de horas e turnos podem ser reduzidos para que não se forme grande estoque de peça, gerando despesas para GTE. Também é possível perceber que essa célula está produzindo apenas um modelo de CUBO, deixando aberta a possibilidade de fabricação de cubos diferentes de acordo com a demanda dos clientes.

8 RESTRIÇÕES DO MODELO QUANTO À CAPACIDADE PRODUTIVA

Para que uma produção seja iniciada é preciso verificar as ocorrências de setup, ou preparação, o trabalho feito para se colocar o equipamento em condição de produzir uma nova peça em produção normal. O tempo de setup é o tempo gasto na nova preparação do equipamento até o instante em que a peça é liberada. O setup costuma ser visto como uma atividade acíclica dentro do processo de produção, pois ocorre cada vez que é produzido um lote de pelas e não somente uma peça.
O número de setup varia de acordo com o MIX de produtos e modelos fabricados pela empresa.

9 TEMPOS DISPONÍVEIS (MAQUINÁRIO E OPERACIONAL)

Dificilmente

Relacionados

  • faculdades exatas
    2113 palavras | 9 páginas