Recursos humanos e processos
Profª Sabrina
TEMA: Doenças do Trabalho
ABILENE MARTINS PEREIRA RA: B252294
DÉBORA S. DIAS GUEDES DA COSTA RA: B457IF-7
JESSICA SANTANA OLIVEIRA RA: B2510I-2
MARCELA MARIA DA SILVA RA: T575BJ-0
SANTANA DE PARNAÍBA
2012
Doença de trabalho
As doenças de trabalho são aquelas que aparecem devido ao esforço físico que é pedido no trabalho. Exemplos disso são os dentistas que desenvolvem uma dor nos ombros pela má posição em que trabalha, e telefonistas que desenvolvem uma tendinite por realizar sempre os mesmos movimentos.
As doenças relacionadas ao trabalho podem afetar o sistema músculo-esquelético, afetar o sistema nervoso, desenvolver câncer, surdez, problemas respiratórios e de pele e problemas mentais, mas vai depender sempre do tipo de trabalho que o indivíduo desenvolve.
Em alguns casos ó indivíduo fica impossibilitado de trabalhar necessitando de acompanhamento médico especializado. Em outros casos pode ser preciso tratamento fisioterapêutico, mas, sem a interrupção do trabalho.
A ginástica laboral realizada dentro das empresas é a melhor maneira de prevenção de doenças relacionadas ao trabalho.
As principais doenças do trabalho
Asma Ocupacional – Adquirida por meio da inalação de poeira de materiais como algodão, linha, borracha, couro, sílica, madeira vermelha etc. Os trabalhadores de fábricas, madeireiras, plantações de algodão e tecelagens apresentam sintomas como falta de ar, tosse, aperto e chiado no peito e tosse noturna.
Dermatoses ocupacionais – Causadas por contato com agentes biológicos, físicos e químicos, principalmente. Os sintomas são alteração da pele e mucosas. Os trabalhadores em fábricas químicas são os mais prejudicados com ela.
LER/DORT – Decorrente de problemas com o local de trabalho e com os movimentos repetitivos. Os empregados dos setores industriais podem ser prejudicados com esta doença.
Perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR) – Diminui gradativamente a audição dos