RECURSOS HUMANOS PLANEJAMENTO
AGRADECIMENTOS
A Deus, por tudo que deste, e continua dando. A todos que contribuíram, direta ou indiretamente, para realizar este projeto. O nosso muito obrigado.
APÊNDICE MATÉRIA DA REVISTA VOCÊ RH, EDIÇÃO 03/2008:
CAÇADA INTELIGENTE Por Roseli Loturco Ao centralizar o recrutamento de seus funcionários, o Mcdonalds reduziu seu turnover e os custos com treinamento. Por mês, o Mcdonalds, rede de fast-food que atende diariamente cerca de 1,6 milhão de clientes em 1 160 pontos-de-venda, contrata até 2 000 profissionais. Ou seja, é gente que entra, é treinada e muitas vezes não chega a esquentar a cadeira, ou melhor, o balcão. Para otimizar o recrutamento, a empresa investiu na centralização do processo. Em 12 meses, o turnover nos restaurantes caiu cerca de 20% e houve redução igual em custos com treinamento, uniforme e material promocional para os novos funcionários. O DESAFIO: O Mcdonalds Brasil, que investe a cada ano 20 milhões de reais em treinamento, precisava de mais eficiência e foco no processo de seleção dos atendentes de seus restaurantes. O objetivo era reduzir o turnover e, com isso, diminuir custos com cursos, uniformes e material promocional para essas pessoas e ainda obter maior padronização no seu time de atendimento. A empresa não revela de quanto era o turnover antes do programa (dados do Guia VOCÊ S/A-EXAME - As Melhores Empresas para Você Trabalhar 2007 mostram que o tempo médio de casa no Mcdonalds era de 2,6 anos).
A SOLUÇÃO: Tradicionalmente, a tarefa de selecionar e contratar pessoas para os pontos-devenda cabia aos gerentes de restaurante, que deviam divulgar a vaga, colher indicações, receber currículos, entrevistar candidatos e ainda reunir documentos necessários para a contratação. "Eles investiam tempo e esforço nesse processo, que nem sempre era conduzido da melhor forma", diz Luis Bueno, diretor de recursos humanos do Mcdonalds Brasil. A idéia de