Planejamento de recursos humanos
O planejamento de recursos humanos representa um processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais dentro de determinado período de tempo. Trata-se de antecipar a força de trabalho e os talentos humanos necessários para a realização de ação organizacional futura.
Outras vezes, o planejamento de pessoal é atribuído ao órgão de organização e método (O&M) , principalmente quando se trata de pessoal de escritório ou em organizações prestadoras de serviços, como bancos e comércio em geral.Todavia, seja atribuído ao órgão PCP ou ao de O&M , o planejamento de RH é elaborado por critérios de racionalidade estritamente técnica e de abordagem meramente quantitativa. Ainda mais: o órgão de ARH nem sempre participa de sua elaboração e reabre seus resultados como “favas contadas”.
Modelo de planejamento de RH
Existem vários modelos de planejamento de RH que exigem a participação do órgão de ARH. Alguns são específicos para determinados setores. Contudo, quase todos funcionam no nível operacional da organização.
Modelo baseado na procura estimada do produto.
Baseia-se na procura estimada do produto: as necessidades de RH para as atividades de produção são dependentes da procura estimada do produto. A relação entre as duas variáveis é fortemente influenciada por variações na produtividade .Se houver um aumento de produtividade decorrente da expansão e / ou de mudança tecnológica haverá uma redução das necessidades de RH. Assim, o aumento da produtividade sobre as necessidades de RH depende tanto da magnitude desse aumento como da elasticidade do preço do produto no mercado.
Modelo baseado em segmentos de cargos
É um modelo de planejamento de RH focado em áreas funcionais no nível operacional da organização e baseado na extrapolação para o futuro de dados passados. Trata-se de uma técnica de planejamento utilizada em muitas empresas de grande porte.
Modelo de substituição de