Arquiteura sustentavel e seus meios
A arquitetura sustentável visa uma harmonia entre a obra final, o seu processo de construção, o meio ambiente e o usuário. Para isso, aperfeiçoa os processos de construção, reduz os resíduos resultantes da obra, diminui os consumos do edifício e facilita a manutenção.
O projeto de um edifício sustentável deve prever a redução no consumo de água e uma gestão inteligente deste recurso, através de tecnologias de reuso de água, utilização das águas pluviais e equipamentos de redução de consumo tais como torneiras e chuveiros com temporizadores ou sensores. Um aspecto já tradicional da arquitetura sustentável é o aquecimento solar da água. Além do uso de placas fotovoltaicas, ou até mesmo a iluminação natural dos ambientes, para redução do consumo de energia elétrica. Uso de energias renováveis também entram neste quesito, visto que tudo que é melhor pro meio ambiente deve ser feito. Além do uso de tecnologias novas deve-se considerar o fato de quê os materiais ecológicos devem ser utilizados nesse processo. São considerados materiais ecológicos aqueles produzidos com menor impacto no meio-ambiente. Entre os utilizados na construção sustentável pode-se citar: blocos de terra comprimida, o adobe, tintas sem componentes voláteis tóxicos, materiais reciclados, madeira certificada ou de curto ciclo de renovação, entre outros. Os materiais regionais são priorizados na construção sustentável, pois reduzem o percurso de transporte e emissão de gás carbônico da queima do combustível e priorizam o desenvolvimento do comércio/indústria regional.
Devemos ainda atentar para a diminuição dos resíduos, com o uso desses materiais os impactos ambientais por consequência são reduzidos. Muitos deles podem ser reutilizados e os que não, podem sofrer reciclagem.
ALGUNS MATERIAIS QUE PODEM SER APLICADOS NA CONSTRUÇÃO:
O Aço:
Muitas vezes o aço costuma ser substituído pelo concreto devido a sua alta energia incorporada (20 vezes maior