RECURSOS AUDIOVISUAIS oratoria
Uma imagem, um gráfico, uma fotografia podem:
Ampliar o entendimento e a retenção;
Explicar melhor novos conceitos;
Sumarizar novos conceitos;
Apresentar informações complexas com dados e números estatísticos;
Envolver melhor o público.
Use e abuse das imagens. É através delas que o seu público vai assimilar, memorizar ou aprender melhor o assunto. Criatividade é a palavra-chave. Fotos, gráficos, figuras e desenhos devem ser o elemento principal de seu visual sempre que possível. Um scaner ou acesso à internet são tudo o que você precisa para montar um bom visual.
Montando um slide/ uma transparência As pessoas precisam "enxergar" nitidamente o visual de sua apresentação de qualquer ponto da sala. Cuidado com tamanho de letras e das imagens é fundamental Seja claro ao passar sua idéia para o visual. O entendimento tem que ser imediato, sem ter que decifrar ou interpretar a informação. Faça visuais simples, sem poluição. Coloque apenas o que é mais importante, o ponto principal. O resto é responsabilidade sua.
A informação é o seu produto Transforme a sua informação em um produto e use o visual como um anúncio para vendê-lo. Destaque o produto
Use o título para identificar o "produto" e chamar a atenção do grupo. No corpo de texto (se houver), destaque o que é mais interessante no seu assunto, o ponto principal e faça com que o grupo se interesse por ele. Utilize imagens, gráficos ou figuras para ilustrar melhor o "produto”.
Padrão de fontes Mantenha um mesmo padrão de fontes em toda a apresentação. A escolha das cores do seu visual deve ser feita considerando-se alguns aspectos importantes, tais como:
Iluminação do ambiente: É fundamental saber se sua apresentação vai ser em ambiente com iluminação controlada ou não. Slides com fundos escuros, sombreados ou fotografias só têm o efeito visual desejado se projetados em ambientes com boas condições de controle de iluminação. Se for projetar em ambientes claros, prefira