TEXTO 2 AED
Aluna: Thainara Soares Garcia
Professor: Helio Capel Galhardo Filho
Disciplina: Deontologia Jurídica
Atividade: Resumo do texto 2; AED
O texto dois se trata da Ética e Formação Profissional das Carreiras Jurídicas. Registrando o que o próprio texto chama de “banalização dos bons valores”, tendo como consequências negativas algumas enfermidades vividas pela sociedade como: miséria, exclusão, corrupção, maltrato da coisa pública, destruição da natureza, violência. Acusa a sociedade de não preocupar-se como deveria com o bem estar dos idosos, de agressão sem culpa à natureza, ao patrimônio alheio, o público, tolerarmos o que não deveria ser tolerado como a corrupção, a vista grossa sobre a violência que nos rodeia, desde que não nos atinja diretamente e entre vários fatores, o texto destaca esses, não menos importantes que outros diversos.
E essa falha vem se manifestando nas crianças que estamos formando para o futuro e sua esperança de ser melhor.
Temos falhado ao legar à juventude um modelo pobre de convivência. Estamos nos acostumando a uma sociedade egoísta, hedonista (pregando o prazer a qualquer custo e a conversão da vida em uma eterna festa), imediatista e consumista.
A educação é necessidade premente para um país de terceiro mundo. A implementação de um programa consistente de educação para todos esbarra, como visto, em vários óbices de índole ética.
A finalidade da educação é formar o indivíduo e realizar a personalidade, o que significa a constituição de um sujeito consciente de sua própria valia e, por conseguinte, em condições de afirmar e salvaguardar sua própria liberdade.
Nesse texto temos citado um autor, que se chama EDGAR MORIN, no qual aprofunda os saberes da ética, em sete saberes essenciais como, o ensino da compreensão, da condição humana, identidade terrena, sobre enfrentar as incertezas, contemplar as cegueiras do conhecimento e principalmente sobre a ética do gênero humano.
O estudante de